Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sexta-feira, 14 de maio de 2010

Crépe Suzette

Por ocasião da visita de Eduardo VII da Inglaterra à França, por volta de 1870, uma jovem vendedora de flores se aproximou do Rei e lhe ofereceu um ramo de violetas. O chef francês Auguste Escoffier conhecido como o “Pai da Gastronomia”, tocado pelo gesto, terá naquela mesma noite criado a sobremesa para o banquete real e a batizou com o nome da menina.
O crêpe Suzette, integrou-se à cozinha tradicional francesa. É uma maneira de cozinhar os crêpes barrando-os com manteiga perfumada com sumo e raspa de tangerina e um licor de laranja amarga. Depois dobrá-los, regá-los com uma mistura de licores e servir em chama.

Ingredientes:
Crepe:
1 ¼ de xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de sopa de licor de laranja (Cointreau ou Grand Marnier)
1 xícara de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
Óleo para untar

Molho:
½ xícara de manteiga
½ xícara de açúcar
1/3 de xícara de suco de laranja
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de licor de laranja (Cointreau ou Grand Marnier)
¼ de xícara de conhaque
Tiras de casca de laranja

Preparo:
1. Coloque todos os ingredientes do crepe em um processador de alimentos ou em um liquidificador e bata rapidamente só para misturá-los sem criar bolas. 2. Passe a massa para uma tigela, cubra e a deixe descansar de ½ a um hora. 3. Em uma frigideira anti-aderente aqueça uma pequena quantidade de óleo em fogo brando, junte uma colher de sopa de massa de crepe e, com movimentos circulares, cubra o fundo da frigideira. Quando a borda da massa ficar dourada, com ajuda de uma espátula vire o crepe para cozinhar do outro lado. 4. Você terá cerca de 12 crepes. Vá sobrepondo-as em um prato. 5. Depois de fritá-las todas, dobre-as em 4 e disponha em uma travessa. Reserve. 6. Em uma frigideira grande coloque a manteiga, o açúcar, o suco de laranja e o suco de limão. Leve ao fogo brande e mexendo com uma colher de pau, deixe derreter completamente o açúcar até a calda engrossar. Acrescente o licor de laranja e misture por alguns segundos. 7. Na mesma frigideira coloque as crepes lado a lado e cozinhe por 3 minutos. Vire-as uma a uma sem sobrepô-las para que fiquem bem embebidas na calda. 8. Enfeite com as tiras de laranja, junte o conhaque, inflame-o, deixe flambar e antes que a chama se apague leve à mesa na própria frigideira.
..................................................................................
Georges Auguste Escoffier (1846 – 1935) foi chef, restauranteur e escritor que, entre outras virtudes ‘batizou’ alguns pratos famosos. Além da Crepe Suzette, Escoffier inventou o Pêche Melba em homenagem à cantora australiana Nellie Melba e o Tournedo Rossini, em homenagem ao compositor italiano Gioacchino Rossini. De acordo com alguns comentaristas esta última criação é contestada pelo chef Antoine Carême,
..................................................................................
"Um bom prato é como uma obra de arte; mas com uma vantagem: além de apreciar podemos saboreá-lo". – Nicolau Rosa
..................................................................................

2 comentários:

  1. Querida Andiara,

    Adorei a nova cara do seu blog e as receitas também. Parabéns! Margareth

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmm...Adoro crepes os seus então wonderful.
    Espero comer logo essa delicia , deu aguá na boca.
    Parabéns Andiara.... preciso imprimir suas receitas , certeza de sucesso sempre.
    beijos e abraços .

    ResponderExcluir