Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


terça-feira, 13 de abril de 2010

Pudim de couscous doce, com canela, nata e crocante de amêndoas.

Taí uma sobremesa criada pelo chef Piero Cagnin e constante no livro “A Fabulosa Culinária Mediterrânea de Esopo”. Como autor da metade não-culinária do livro (e reafirmando que não sou do ramo), me propus em homenagem ao meu parceiro materializar cada receita do livro publicada neste blog. Quando, pela primeira vez, o SESC me colocou na ‘saia justa’ de pronunciar uma palestra sobre o livro eu, sabendo que a expectativa do público era ouvir sobre as receitas do Piero, me salvei contando a história da Culinária. Na ocasião a cozinha do SESC nos surpreendeu materializando e oferecendo a todos a degustação deste exótico Pudim de Couscous. (PEL)

Ingredientes:
200 g de couscous
10 g de canela
200 ml de creme de leite
10 ml de água de rosas
300 g de açúcar
50 ml de água
100 g de amêndoas sem pele

Preparo:
1. Segundo a receita, comecei com o crocante: misturei em uma panela 200 g de açúcar com água e levar ao fogo, mexendo sempre até que virou um caramelo. 2. Conseguindo não me queimar, tirei do fogo, e acrescentei as amêndoas. Mexi bem e derramei em uma superfície lisa untada com óleo de cozinha. 3. Resistindo experimentar deixei esfriar e, com o processador, quebrei em pedaços mas sem deixar ficar muito fino. Reservei. 4. Coloquei o couscous em uma tigela e o molhei com água quente, deixando descansar por alguns minutos. 5. Acrescentei a canela e a água de rosas desmanchando os grumos com um garfo. 6. Juntei o creme de leite com o resto do açúcar e misturei com o couscous, acrescentando também o crocante de amêndoas. 7. Coloquei em tigelinhas individuais, polvilhei e servi. Ninguém acreditou que eu sou um debutante em cozinha. 
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário