Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


segunda-feira, 12 de abril de 2010

Bolo de Maçã

Por ter sido o 'fruto do bem e do mal' referido já no Genesis, na Bíblia, a maça é a fruta mais popular e prestigiada que conhecemos: têm as maçãs clássicas: a Figi, a Gala e suponho que muitas outras; tem a maçã cidade: Big Apple, por exemplo; tem a maçã bíblica e erótica: não estou convencido que para tentar Adão, Eva terá usado uma espécie convencional; tem a maçã hipnótica: como a que a bruxa adormeceu Branca de Neve; recentemente surgiu uma porno-erótica "mulher-maçã"; tem a maçã cientifica: aquela que, caindo na cabeça de Newton, permitiu que ele elaborasse a Lei da Gravidade. Aliás, para mim foi a maçã de Eva que caiu na cabeça de Newton e assim, oficialmente, desmoralizou a teoria do Criacionismo. Mas eu não estou aqui para maçar V. e, portanto, vamos logo a este delicioso, despretensioso e honesto Bolo de Maça para os seus chás da tarde e sobremesas de sucesso.

Ingredientes:
200 g de manteiga sem sal
250 g de açúcar
4 gemas
4 claras em neve
500 g (3 xícaras) de farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
1 xícara de leite
1 pitada de sal
6 maças descascadas
2 colheres de chá de canela em pó
3 colheres de açúcar para caramelar a forma
1 vidro de geléia de morango
Preparo:
1. Bater, em batedeira, a manteiga e o açúcar e vá acrescentando aos poucos as gemas uma a uma e, depois a farinha, o fermento e o leite; 2. Com uma pitada de sal, bater as claras em neve; 3. Acrescentar aos poucos a clara batida à massa; 4. Colocar o açúcar para caramelar em uma forma redonda de 25 cm de diâmetro, girando e oscilando a forma para caramelar o seu interior por inteiro; 5. Paralelamente coloque em outra panela a geléia e a água mexendo até que a geléia fique bem diluída; 6. Disponha as maçãs no fundo da forma, cubra-a com canela em pó e acrescente uma camada de geléia. Por fim chegou a hora de coroar com a massa do bolo; 7. Levar ao forno por 30 a 40 minutos; 8. Tirar do forno e deixar esfriar; Virar e desenformar sobre um prato bonito.
..................................................................................
Maçã - O nome é uma homenagem a Caius Matius Calvena, amigo de César, que a criou através de enxertos. A origem da palavra é do latim “matiana“. Em português a palavra Maçaneta significa “maçã pequena”. Nome dado devido a semelhança entre a fruta e aquelas antigas maçanetas redondas.
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário