Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


terça-feira, 13 de abril de 2010

Base para Sopas com carne ou frango

Os primeiros alimentos ingeridos eram crus. Alimentos cozidos foram experimentados depois de algum incêndio na floresta estorricou um pobre bichinho. Os homens gostaram e passaram a processar suas carnes no próprio fogo que aquecia a sua caverna.E em algum momento se descobriu que cozinhando alimentos na água, poderia se chegar a sabores sutis. E, porque desprezar a água do cozimento, quente e impregnada de sabores? Pronto. Estava inventada a sopa. A partir de um cozimento comum, poder-se-ia criar amaciar tubérculos e explorar novos sabores. Além de ser muito confortável para os tempos frios. Sopas fazem parte da minha a minha infância. Com elas o meu pai me ensinou a apurar o paladar. As sopas tem uma base em comum. A partir dela é possível se fazer uma sopa de beterrabas ou de tomate. Vamos à base para praticamente todas elas:

Ingredientes:
½ quilo de músculo
3 cebolas
3 batatas inglesas
2 cenouras
2 talos de salsão
1 buquê amarrado de cheiro verde
1 tomate
1 dente de alho
1 colher de óleo
2 litros de água
Sal e pimenta à gosto
Preparo:
1. Colocar todos os ingredientes em uma panela de pressão e deixar cozinhando por 40 minutos após a fervura.Conferir se a carne está macia. 2. Passar por uma peneira. Conservar o caldo.3. Pronto. A partir dessa base, já podemos prosseguir.
(Aproveite para fazer uma salada de carne desfiada com cebolas cruas, cenouras e batatas).
Faça o molho com sal, vinagre de vinho, azeite de oliva e uma colherzinha de mostarda.
Deixe na geladeira até a hora de servir.
.................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário