Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Empanada Gallega

Minha amiga Lidia, portenha de carteirinha, relembra uma empanada que marcou a sua infância no barrio de Avellaneda  em Buenos Aires. Descreve extasiada a alquimia da massa, pimentões e outros ingredientes.  “Imposible  rehacer”. Aceito o desafio de recriá-la.

Reconstituição dos ingredientes:
(para 14 empanadas)
Massa
400 g de farinha de trigo peneirada
200 g de manteiga gelada
½ colher de sal
2 gemas ligeiramente batidas
4 colheres de sopa de água gelada
2   dentes de alho amassados
3 cebolas roxas grandes picadas
2 pimentões grandes
2 tomates picadinhos sem as sementes
2 latinhas de atum
2 colheres de óleo vegetal
100 g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta à gosto
Preparo:
1.Coloquei Julio Sosa cantando "El Camiñito", e depois, mano a mano comecei misturando a farinha, com a manteiga  o sal, as gemas, a água e o alho, amassando com as pontas dos dedos até formar uma bola lisa e homogênea. 2. Coloquei para gelar por uma hora. Depois, quando a massa voltou à temperatura normal eu voltei a amassá-la carinhosamente. 3. Esquentei 2 colheres de óleo vegetal em uma panela média onde coloquei as cebolas para dourar, acrescentando os pimentões e os tomates.. Fui mexendo até achar que estavam 'a una cabeza' de se desfazer. 4. Juntei o atum e o queijo, dei aquela última misturadinha e deixei esfriar. Abri a massa, e fui fazendo as empanadas, colocando a mistura do recheio em  cada rodela como se fosse para pastel. Fechei-as fazendo umas dobrinhas para cima.Pincelei   a empanada com gema para, depois de assadas, não ficarem com aquela cara triste de funeral de Gardel. 6. Levei ao forno pré-aquecido e telefonei para a Lidia vir conferir em meia hora quando eu as tiraria do forno. Ela aprovou: 'Ah! Me recuerda Buenos Aires'.
 .......................................................................................
Uma dieta vegetariana é ideal para a beleza do corpo. Mas parece não ter funcionado nos elefantes. - Revista Punch
 .......................................................................................

Um comentário: