Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


domingo, 27 de dezembro de 2009

Canoli

.......................................................................................

“Don’t forget Il cannoli”. A recomendação da senhora Clemenza ao marido no momento em que ele, a mando de Don Corleone, sai para executar o traidor Paulie Gatto, dá a surpreendente dimensão burguesa do eficiente matador. A “fala” foi acrescentada com rara felicidade ao texto do livro de Mario Puzo por Coppola no filme “O Poderoso Chefão”. 

Cannoli Siciliano

O Cannoli (plural de Cannolo) é uma doce da culinária siciliana. O Cannoli é uma massa frita envolvendo um recheio à base de ricota. O Cannoli imigrou para os Estados Unidos a bordo das frigideiras italianas. Lá sucumbiu a todas as concessões da americanização. Não me surpreenderia se for encontrado no Mc’Donalds. Estou lhe passando a receita do vero Cannoli Siciliano pinçada da wikipedia. A tropicalização fica por sua conta.
Massa:
150 g de farinha de trigo
1 colher de sopa de cacau em pó
1/2 colher de sobremesa de pó de café
1 clara
1 colherinha de açúcar
1 colherinha de manteiga
1 pitada de sal
1 colher de sopa de vinho Marsala
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de sobremesa de canela
Recheio:
250 g de ricota fresca passada na peneira
3 colheres de açúcar
1 punhado de frutas cristalizadas cortadas em cubinhos
Casca ralada de 1 laranja
1 colher de sopa de uvas passas amolecidas em água
1 colher de chocolate meio amargo cortado em pedacinhos
½ dúzia de cerejas ao marrasquino
12 pedaços de casca de laranja cristalizada ou em calda
1 xícara de óleo de girassol
canudos de metal ou de bambu para enrolar a massa. (não faça a besteira de usar aqueles canudos plásticos bonitinhos que você tinha guardado “não sei prá que”).
Modo de preparo
Massa: Misture a farinha com o cacau, o café, a clara, o açúcar, a manteiga, a pitada de sal, o vinho, o conhaque e a canela. Forme uma bola e deixe-a descansar coberta por no mínimo 1 hora.
Recheio: Prepare o recheio misturando a ricota passada pela peneira com o açúcar, as frutas cristalizadas, as uvas passas e o licor.
Com um rolo abra a massa bem fininha e corte círculos com um pires de chá. Enrole a massa nos canudos besuntados de óleo e passe a clara de ovo na borda para fechar o cone. Frite de dois em dois, em bastante óleo pré-aquecido, até que estejam bem corados. Deixe escorrer sobre papel absorvente.
Quando esfriar retire a massa dos canudos com cuidado. Coloque o recheio em um saco de confeitar e encha os canudos. Enfeite com as raspas de laranja e de chocolate.
.......................................................................................

2 comentários: