Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Bolo de Amêndoas para o Natal


Esse bolo tem gosto de Natal. E Natal europeu onde se cultiva nozes e frutas do inverno lá deles. O nosso Natal é em pleno verão! Temos disponíveis as nossas frutas para dar um “plus” tropical ao bolo. Mas nem só de Natal vive o homem! Esse bolo vai bem nos “Chás” e nas horas de compulsiva gula natalina.

1 ½ xícara de açúcar mascavo
2 ½ xícaras de farinha de trigo
1 ovo
1 xícara mal-cheia de óleo
1 colher de chá de baunilha
1 copo de ameixas sem caroços
1 xícara de leite
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara de amêndoas laminadas
½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
Manteiga e farinha

1. Coloque em uma tigela o açúcar mascavo, óleo, baunilha e ovo e vá mexendo e acrescentando a farinha de trigo, o bicarbonato e o leite até obter uma massa homogênea. Sempre mexendo, acrescente a ameixa e ½ xícara de amêndoas. Previamente unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo 1 forma de bolo inglês. Distribua a massa na forma. 2. À parte misture o açúcar, a manteiga e a outra ½ xícara de amêndoas. Derrame essa calda sobre a massa já enformada e leve ao forno médio previamente aquecido. Deixe assar por 45 minutos. Sirva.

...................................................................................
Quando eu falo “1 rabanete”, talvez eu esteja manifestando a minha preferência por rabanetes. Se você não gosta de rabanetes, tudo bem. Não deixe de experimentar o prato com o legume da sua preferência. A.B.
..................................................................................

Um comentário:

  1. A primeira vez que provei, não imaginava que poderia ter algo assim...deliciosoooo,único,afinal era uma jovem e queria provar tudo, hoje depois de 30 anos, ainda tenho a mesma sensação, parabénsssssss.
    Voce realmente cozinha como poucas,beijos.

    ResponderExcluir