Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


domingo, 23 de maio de 2010

Crostata de Frutas Secas e Especiarias com Calda de Gengibre

Esta é mais uma receita mediterrânea do chef Piero Cagnin. Conforme o estatuto interno aqui do blog, eu, como parceiro leigo do Piero “n’A Culinária de Esopo”, devo viabilizar regularmente uma receita do livro. É a minha homenagem ao meu parceiro. Bem, compreenda que, não afeito às panelas, eu não me sinta totalmente a vontade. Mas trato é trato. Para tornar mais doce a minha tarefa, escolhi uma sobremesa exótica e atraente: Crostata + frutas secas + especiarias + calda de Gengibre. Hum... mesmo se não der certo vai ficar deliciosa. Vamos a ela:

Ingredientes:
Para a massa:-
300 g de farinha de trigo peneirada
150 g de manteiga sem sal a temperatura ambiente
150 g de açúcar
2 gemas de ovo
2 g de gengibre, canela, noz moscada, cardamono e cravo em pó.
1 pitada de sal
Para o recheio:
50 g de damasco, tâmaras sem caroço, nozes, pistaches crus, amêndoas e figos secos
50 ml de água de flor de laranjeira
Para a calda:
½ l de água
100 g de gengibre fresco ralado
70 g de açúcar

Preparo:
Antes de mais nada, eu, leigo, devo saber o que é uma crostata. A Wilkpedia me traduz literalmente: “A crostata é uma italiana torta servida como sobremesa. É tradicionalmente preparado dobrando as bordas da massa sobre a parte superior da compota de enchimento, criando um ambiente áspero (!?) olhar, em vez de um uniforme de forma circular”. 1. Traduzida a tradução entendi que para fazer a massa devo misturar numa tigela a farinha, o açúcar e as especiarias e acrescentar as gemas e a manteiga. 2. Trabalhar a massa rapidamente e esticá-la numa assadeira de fundo falso com 25 cm de diâmetro, deixando-a com as bordas mais altas e cerca de 5 mm de espessura. (até aqui tudo bem). Ah, guarde alguma sobras da massa não sei ainda para que. 3. Em um processador ou liquidificador, bato as frutas secas até virar uma mistura homogênea e bastante molhada. Isto é o recheio. Despeje-o sobre a massa enformada. 4. Com aquela massa reservada fazer aqueles rolinhos de 1 cm de largura para fazer aquele acabamento entrelaçado de torta (se você não souber fazer isto, desista. Você está pior do que eu). 5. Assar em forno aquecido a 200º por 15 minutos e reserve. 6. Para a calda ferver o gengibre até que a água se reduza à metade. 6. Passar no coador e acrescentar açúcar. 7. Levar ao fogo novamente e deixar ferver até o liquido começar a engrossar. Servir a crostata de preferência individualmente e em fatias de crostata regando com a calda de gengibre.
..................................................................................
"Sua cozinha é seu santuário, o cozinheiro seu padre, a mesa seu altar, e sua barriga seu deus." - Charles Buck
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário