Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


segunda-feira, 31 de maio de 2010

Bolo de Bananas da Tia Nastácia

Eu já contestei a autoria de Dona Benta sobre o livro “Comer Bem”. Prefiro acreditar que a ausência do crédito à Tia Nastácia (a verdadeira quituteira do Sitio do Picapau Amarelo) deveu-se a razões de marketing politicamente incorretas da Editora. Assim interpretei e modernizei uma receita do livro, e acrescentei nozes e amêndoas difíceis de se achar no Sítio. De resto fiz como a Tia Nastácia o faria, e surpreendi o meu Pedro no lanche da tarde. Acompanhado de uma caneca de café quente ele se deliciou.

Ingredientes:
3 bananas nanicas (d’água) amassadas
10 colheres de farinha de rosca
½ xícara de açúcar mascavo peneirado
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sobremesa de canela em pó
½ xícara de nozes picadinhas
½ xícara de amêndoas picadinhas
2 ovos grandes
1 ½ pote de iougurte
½ xícara de óleo

Preparo:
1. Juntar os ingredientes secos (farinha de rosca, açúcar mascavo, canela, fermento, nozes e amêndoas) em uma tigela. 2. Em outra vasilha junte os ovos, o iogurte, as bananas amassadas e o óleo. 3. Bater delicadamente com batedor de claras e acrescente a mistura ‘seca’. 4. Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma (de 25 cm) com óleo e polvilho com farinha de rosca. 5. Despeje a mistura na forma e leve ao forno por 40 minutos ou até o palito-teste sair seco. Salpicar com açúcar de confeiteiro.
..................................................................................
“A literatura alimenta o espírito e a alma e a cozinha alimenta os personagens” – Jorge Amado
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário