Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pargo Empanado

Vamos então falar daquele delicioso Pargo que eu comi lá em Búzios. Primeiro eu recomendo que você escolha um peixe do tamanho de sua panela, pois essa espécie pode chegar a um metro e pesar até 12 quilos. Bem, se a sua panela só tem 30 cm de ‘boca’, lembre-se que o peixe é flexível e poderá se adaptar à circunferência interna que será... deixa eu fazer as contas 2xΠxR é igual a 94 cm! Quase um metro! Mas não se entusiasme em começar logo com um daqueles grandões, pois o pargo, como o linguado e outros, são achatados e largos de corpo. Você não precisa exagerar. Um parguinho de ai uns 40 cm vai deliciar a família. Por curiosidade os pargos são hermafroditas. Isto é: têm a capacidade de mudar de sexo ao longo da vida. Que sem-vergonhas! 

Ingredientes: (para 1 porção)
1 pargo inteiro de 500 g mais ou menos
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino
1 xícara de chá de fubá
¾ de xícara de chá de cerveja
½ colher de chá de fermento em pó químico
Óleo para fritar
Preparo:
1. Tempere o peixe com alho, sal e pimenta. 2. Em uma tigela misture o fubá, a cerveja e o fermento. 3. Passe o peixe nessa massa e frite aos poucos em óleo bem quente até dourar. 4. Escorra em papel absorvente e sirva com o que você quiser. Recomendo arroz, pirão e salada verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário