Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


quinta-feira, 1 de abril de 2010

Caldeirada Capixaba

Como afirma Deomar Bittencourt, “Só o capixaba sabe preparar peixe”. Ainda que em Búzios, n’O Barco, um pequeno e honesto restaurante na Orla Bardot, eu tive oportunidade de comprovar o acerto do escritor. Enquanto me deliciava com um ‘enorme’ pargo frito à milanesa, que eu achava que jamais conseguiria dar conta; o Luna, “de joelhos” atacou uma Caldeirada Capixaba. O Restaurante nos cedeu as receitas e eu começo aqui com a Caldeirada.
P.S. Sem sacrifícios eu dei conta do Pargo.

Ingredientes:
600 g de peixe
500 g de camarão
300 g de mexilhão
300 g de polvo
300 g de lula
300 ml de leite de coco
200 g de pimentão vermelho picado
200 g de pimentão amarelo picado
300 g de tomate picado
1 molho de aipo
1 molho de salsa
2 molho de coentro
1 molho de cebolinha
1 cebola grande picada
1 cabeça de alho amassado
Azeite
Pimenta dedo-de-moça
Sal
Preparo:
1. Em uma panela levar a dourar o azeite, a cebola e o alho; 2. depois coloque os pimentões, o tomate, o aipo, a pimenta e o sal, e deixe refogar mexendo de vez enquando até os legumes ficarem macios. 3. Coloque o peixe, um pouco de água e misture. Tampe a panela e deixe cozinhar. 4. Junte os camarões, os mexilhões, o polvo e a lula já cortados e deixe cozinhar, enquanto acrescente o leite de coco, a salsa, o
coentro e a cebolinha, deixando cozinhar por aproximadamente 5 minutos.
"Mergulhe" no prato.
.....................................................................................

Um comentário: