Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sábado, 24 de abril de 2010

Galeto com Arroz Preto

Bota ai tchê, o Galeto nasceu nas colônias italianas do Sul que repetiram com franguinhos de leite a “passarinhada” dos seus antepassados. No Rio Grande o ‘vero’ galeto é assado na brasa e acompanha sopa de capeletti, radicce com bacon, polenta frita e macarrão. O primeiro restaurante a propor o tal franguinho foi a Galeteria Peccini em Caxias do Sul, fundada em fevereiro de 1931 na 1ª Festa da Uva. Bueno, como tu vês, além de tri-legal o galeto é mais do que brasileiro, é gaúcho.

Ingredientes:
2 franguinhos de leite
1 colher de sopa de folhas de hortelã fresca
1 cebola picadinha
2 dentes de alho picados
1 folha de louro seca e picada
6 folhas de manjericão fresco
1 galhinho de alecrim fresco
1 colher de sopa de salsa picada
Suco de ½ limão fresco
½ copo de vinho branco
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de manteiga para untar os galetos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
1. Abra os galetos pelas costas, salgue o interior de cada um e preencha-os com os temperos pilados ou passados no liquidificador; 2. Com a manteiga unte as coxas e as partes brancas da ave; 3 Coloque papel alumínio a volta do frango e leve-os ao forno pré-aquecido, regando de vez em quando com vinho e com o próprio molho; 4. Depois de 30 minutos retire o papel alumínio e mantenha-o no forno para dourar, conferindo quando ele ficar macio.

Arroz Preto
Ingredientes:
1 xícara de Arroz Preto
2 1/2 xícara de água
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
1 colher de sopa de azeite
Sal a gosto
Preparo:
Numa panela de pressão frite a cebola e o alho até dourar, acrescente o arroz preto, o sal e a água. Tampe a panela. Após a pressão abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 25 minutos, quando o arroz estará al dente. (Estou reproduzindo a receita da embalagem, mas prometo para breve novas aventuras com o Arroz Preto) AB.
..................................................................................
Pode-se aprender a cozinhar, mas, rotissier é preciso nascer.Jean Anthelme Brillat-Savarin
..................................................................................

Um comentário:

  1. Hummmmmmmmmmmmmmm....eu estava lá e experimentei esse prato maravilhoso...divino....nossa estava muito bom mesmo....amei....sabor delicado...suave...tudo de bom....amei a experiencia....foi perfeito...se quiserem me convidar de novo para experimentar mais uma dessas delicias eu vou correndo..rsrs....bjos da sua sobrinha...Karina

    ResponderExcluir