Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


terça-feira, 2 de março de 2010

Peito de Frango com Cuscuz e Legumes

Esta sugestão começou a nascer domingo na feira oriental da Liberdade onde me encantei ao encontrar (entre outras coisas boas) aspargos frescos: verdes! No dia seguinte comprei cuscuz pronto e “criei” o prato abaixo. Aqui eu tenho oportunidade de comentar a filosofia do “Diário do meu Fogão”. Não pretendo que as minhas "criações" virem “grife”. Apenas ofereço sugestões. Outra coisa: o cuscuz tem tantas vertentes que a sua apresentação varia muito. Particularmente a “minha” ficou parecendo com aquele anúncio da Feira da Escandinávia. (A.B.)

Ingredientes:
Eu não estou ensinando aqui o preparo do cuscuz, isso fica para uma próxima receita. Estou usando cuscuz comercial pronto, vendido nas boas casas do ramo.
150 g de cuscuz
2 peitos de frango cortados em cubos
2 colheres de azeite
2 colheres de sopa de caldo de limão
1 colher de chá de açúcar
2 dentes de alho espremidos
1 galhinho de alecrim
4 folhas de hortelã
1 ½ colher de chá canela em pó
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 talo de salsão cortado em pedaços
1 molho de aspargos verdes frescos , 8 talos mais ou menos
2 cenouras cortadas em rodelas
1 cebola roxa
6 cebolinhas (daquelas em conserva) inteiras
8 ameixas pretas sem caroço
2 cubos de caldo de galinha
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de água (para o cuscuz
1 colher de sopa de manteiga
Sal e pimenta à gosto

Preparo:
1. Começo temperando o frango com sal, caldo de limão, alho, hortelã e, opcionalmente, pimenta dedo-de-moça, 2. Aqueço o azeite em uma panela e coloco o açúcar e o peito de frango e frito até dourar; 3. Coloco (sem pressa) o gengibre, a canela, o salsão, as cenouras, as cebolinhas, a cebola roxa, os talos de aspargos, as ameixas, os cubos de caldo de galinha e a xícara de água; Deixo cozinhar por uns 15 minutos e reservo; 4. Escorro o caldo dos legumes e do frango,e reservo.Acrescento aquela última xícara de água e levo para ferver; 5. Desligo o fogo e deixo crescer por uns 5 minutos; 6. Coloco então o cuscuz, a manteiga e confiro o sal. 7. Coloco em uma bonita travessa, “centralizo” o cuscuz e adorno com os legumes e o frango.
.....................................................................................
O Cuscuz é feito de sêmola de trigo, sendo 'tolerado' outros cereais. Nascido em Maghreb conquistou o Norte e Oeste da África avançou pelo Oriente e atravessou o Mediterrâneo encantando Portugal (onde [mencionado na obra de Gil Vicente] terá aportado no reinado de Don Manuel I), França, Espanha, Sicília, Grécia, Chipre, sendo particularmente popular entre os judeus sefaradim.  No Cabo Verde e na Madeira o cuscuz é  feito com farinha de milho e cozido no 'binde' de barro semelhante à nossa cuscuzeira. Leva açúcar e é fatiado e comido quente com manteiga.  Nas minhas andanças jornalísticas tive a aventura de degustar o cuscuz em pleno Sahara sob a tenda do Ministro da Mauritânia (PEL). 
.....................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário