Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Assado de Filé, com Pimentões tri-colore, Cogumelos e Vinho Tinto à Don Corleone

Quando não comem macarrão os chefes da Máfia ordenam um belo assado com acompanhamentos mediterrâneos:  pimentões das cores da bandeira italiana, funghi e tomates. E vinho tinto naturalmente. Aqui em casa em dia de filé 'a Dom Corleone' surgem na cozinha os meus “intocáveis”, com os seus garfinhos, cheirando panelas, tentando espionar molhos e pescar “amostras”. Então, mãos à obra antes que eles cheguem.

Ingredientes:
1 peça de filet-mignon* de aproximadamente 2 quilos
200 g de cogumelos brancos frescos
3 tomates picados
2 pimentões verdes ou amarelos
2 pimentões vermelhos
2 cebolas picadas
100 g de manteiga
2 colheres de azeite
1 copo grande de vinho tinto
Sal e pimenta à gosto


* se quiser, tente com contra-filé mas pode ser que o Don torça o nariz.

Preparo:
1. Começo amarrando a carne (em 'presunto') como se ela fosse um devedor inadimplente da Cosa Nostra; 2. Em uma frigideira grande derreto a manteiga, junto o azeite e coloco a carne. Levo ao fogo por 5 minutos até ela começar a apresentar aquele douradinho de quem está prestes a confessar. Acrescento sal e a pimenta do reino; 3. Coloco a carne em uma forma refratária, na posição do “cappo” e disponho artisticamente os ‘cumplices’ ao redor. Evidentemente reservo o caldo da frigideira pra averiguação posterior. Enfeito com os legumes  e salpico sal e pimenta. Acrescento agora o molho da frigideira e rego com vinho tinto; 4. Levo ao forno por 30 minutos. 5. Com um canivete siciliano (se não tiver qualquer faca serve) corto o barbante, fatio a carne e levo à mesa com os acompanhamentos; 7. A seu critério, um purê de mandioquinha pode ‘testemunhar’ bem a refeição.
...................................................................................

2 comentários:

  1. Hummmmmmm, parece delicioso, eu quero, beijossssss.

    ResponderExcluir
  2. oi tiaaa...qdo vc vai fazer esse para mim hein...bjos karina!!

    ResponderExcluir