Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Espaguete com Atum para o meu filho

Não me consta que o atum seja encontrável no Mediterrâneo, Tirreno, Adriático e adjacências. Sem querer falar mal (mas já falando) o Mediterrâneo tem fauna marinha reconhecidamente parca. Então, se os italianos quiseram em algum momento acrescentar atum às suas massas tiveram que importá-lo ou pescar em outros mares. Ou, talvez, quem sabe... fomos nós e não eles que inventamos a pizza de atum, o espaguete com atum, etc., “receitado” abaixo!  O meu filho Eduardo adora.

Ingredientes (para 6 pessoas):
500 g de macarrão do tipo espaguete
2 latinhas de atum em óleo
100 g de queijo parmesão ralado
1 cebola picadinha ou ralada
3 dentes de alho picado
300g de tomatinho cereja
Folhas de manjericão
Sal e pimenta à gosto

Preparo:
1. Fervo 3 litros de água com sal e cozinho nela o espaguete até ficar al dente. Escorro e já coloco em uma vasilha funda (pré-aquecida) em que vou servir. 2. Em uma panela, já no fogo, ponho a cebola e o alho para dourar junto e, em seguida vou colocando os tomatinhos, e folhas de manjericão do meu jardim (modéstia à parte) rasgadas. 3. Incorporo o atum e levo à mesa naquela vasilha, deixando que os comensais sirvam-se a critério de um bom queijo ralado.
É muito fácil de preparar e é deliciosamente delicioso. E os italianos que se ralem.

Conhecido desde remota antiguidade, o Atum é habitante do Oceano Atlântico. A espécie tem a capacidade de elevar a temperatura do seu corpo acima da da água. Isso lhes permite serem grandes nadadores, podendo realizar migrações quando nadam até 170km num único dia, em cardumes de peixes da mesma idade. São predadores ativos. Tem a carne muito apreciada, sendo sua pesca de grande importância econômica. O maior e mais forte dos atuns é a albacora. Seus músculos constituem 3/4 do seu peso que chega a 320 kg para um comprimento de 2,40 m. Na época do acasalamento, os atuns sobem à superfície onde a pressão é menor o que facilita a emissão de óvulos e espermatozóides. 
.....................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário