Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Couve-flor Gratinada

Originária da Ásia Menor, a Couve-flor chegou à Europa no começo do século XVI. Hoje o seu cultivo é fácil pois, que com pequenas correções, se adapta a qualquer tipo de solo. A Couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) da família das couves, assim como o repolho, o brócolis, o romanesco, etc. Sob ponto de vista nutritivo é importante, pois é rica em cálcio e fósforo, contém quantidades apreciáveis de vitamina C, é livre de gorduras e colesterol e seus teores de sódio e calorias são baixos. A couve-flor é importante em uma dieta saudável.

Ingredientes p/ 4 pessoas:
1 couve-flor média, em raminhos, cozida al dente no vapor.
2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola picadinha
3 ovos inteiros
½ xícara de leite
1 colher de sopa de queijo tipo Catupiry
2 colheres de queijo parmesão ralado
1 pitada de noz moscada
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
1. Em uma panela derreter a manteiga, dourar a cebola, acrescentar os raminhos cozidos da couve-flor mais sal e pimenta; 2. Refogue e reserve; 3. Bater os ovos, o leite e a noz moscada, o queijo Catupiry e mexer com colher; 4. Coloque a couve flor em uma vasilha refratária e despeje sobre ela o creme. Cubra com queijo ralado; 5. leve ao forno pré-aquecido por 25 a 30 minutos.
 .....................................................................................
Quem disse que não existe gastronomia britânica? É possível sim, fazer três ótimas refeições por dia na Inglaterra. Basta pedir o breakfast três vezes. - William Somerset Maugham
.....................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário