Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Coq aux Vin a La mode du chef Richard

Meu pai era engenheiro por profissão e cozinheiro por paixão. Porta afora ele construía pontes e aeroportos. Em casa ele nos surpreendia produzindo pratos com receitas e nomes estrangeiros que ele trouxe da sua Polônia e adjacências, e quase desconhecidos naquela época. E que encantavam os nossos ouvidos, a nossa imaginação e o nosso paladar.O Coq aux Vin será sempre um deles.

Ingredientes:
1 frango aos pedaços
1 colher de sopa de óleo de milho
1 colher de manteiga ou margarina
4 fatias de bacon picadas
200 g de cogumelos
16 cebolinhas brancas
1 colher de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de caldo de galinha pronto
½ xícara de vinho tinto
½ colher de sopa de açúcar
3 folhas de louro
1 pitada de noz moscada
Salsinha e tomilho
Sal e pimenta a gosto
Preparo:
1. Em uma panela, frite em óleo e margarina o bacon, os cogumelos e as cebolas, por 4 minutos. Retire e reserve. 2. Na mesma panela sem lavar frite os pedaços de frango por cerca de 10 minutos até ficarem dourados despejando sobre eles as xícaras de caldo de frango. Retire o frango e reserve ainda a panela. Você ainda vai precisar dela. 3. Desmanche nela 1 colher de sopa de farinha de trigo, cozinhando por 2 a 3 minutos. Aos poucos vá adicionando o vinho, mexendo sempre, até engrossar. 4. Junte o açúcar e as ervas e tempere. Em um pirex ou vasilha de barro, coloque bem misturados os pedaços de frango, os cogumelos e a cebola. 5. Cubra com massa de torta, passe uma gema sobre ela e coloque-o ao forno por 40 minutos, até que fique dourada. Voilá, é só servir e receber os cumprimentos.
...................................................................................
A Inglaterra tem 5 diferentes religiões, mas apenas um tipo de molho! - Voltaire
...................................................................................

Um comentário:

  1. Com certeza vou querer provar, e não tem desculpas, afinal o Dr Ricahrd era um cozinheiro como poucos, rsrrs.
    Então para quando é o convite quero provar essa iguaria ?
    Beijossssss.

    ResponderExcluir