Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ravióli de Berinjelas com Queijo de cabra ao Molho de Azeitonas verdes e tomates

N’ “A Fabulosa Cozinha Mediterrânea de Esopo” eu apenas recontei as fábulas. Contudo me ocorreu que, mesmo sem nunca ter cozinhado, deveria prestigiar o meu parceiro Piero viabilizando pelo menos uma das receitas do livro. Aleatóriamente o livro se abriu na página do“Ravióli de Berinjela e queijo de Cabra ao molho de Azeitonas verdes e Tomates”. Sob a supervisão da Andiara, fui à luta. Convidamos os nossos degustadores de plantão para a aprovação que foi geral apesar de reclamarem que a metade deles foi menor do que a minha. (PEL)

PS: na foto os "culpados" pela "Fabulosa Cozinha Mediterrânea
de Esopo".

Ingredientes: - para a Massa dos Raviolis:
200 g de farinha de trigo e 2 ovos.

Para o recheio: 500 g de berinjelas
100 g de queijo de cabra fresco tipo Boursin
1 colher de folhas de tomilho
picadas
Sal
e pimenta-do-reino
Para o molho:
200 g de polpa de azeitonas verdes
200 d de tomates em concassé

100
ml de azeite de oliva
50 g de salsa picada


Preparo
:
Atender mais uma vez a repetida recomendação da Andiara de “lavar as mãos”, apesar de já tê-lo feito em todos os "avisos" anteriores. 1.
Colocar a farinha na mesa de trabalho, abrir uma cratera no meio e colocar ali clara e gema dos 2 ovos. Com um garfo misturar tudo até obter um composto liso e elástico. Lavar novamente as mãos (desta vez justificadamente) e ouvir a bronca de que espalhei farinha “até no teto”. Atender à explicação (mais ou menos delicada) lembrando que a massa é que deve descansar, e não eu. 2. Enquanto isso, no forno já aquecido, assar as berinjelas; queimar os dedos ao pegar a assadeira quente, deixar esfriar, tirar a casca das berinjelas e colocar a polpa numa bandeja inclinada de modo que escorra todo o suco (Piero, adira à tecnologia. Use um escorredor!); 3. Amassar o queijo de cabra com um garfo, misturar a polpa das berinjelas, as folhas de tomilho picado e, se achar necessário acrescentar sal; (resistir à tentação de provar a mistura com o dedo) 4. Abrir bem a massa (se possível com máquina) e cortá-la em quadrados de 10 cm de lado. (lavar as mãos) 5. Colocar um pouco de recheio no meio de cada quadrado, (explicar porque eu fui tão generoso com a “minha” porção); pincelar as bordas da massa com gema de ovo e fechar os raviólis com o restante da massa, apertando bem as bordas para que fiquem seladas. (aguardar a supervisão da chef). Deverão resultar em 2 a 3 raviólis por porção. 6. Para o molho, refogar rapidamente em uma frigideira as azeitonas com os tomates, acrescentando o sal que achar necessário e colocando no final a salsa picada. 7. Cozinhar a massa em bastante água salgada, salvá-la e escorre-la deste mini oceano fervente e servir 2 a 3 raviólis por prato, “forrando” e recobrindo com o restante do molho. (Lavar a mãos; nessas alturas acho melhor tomar banho de uma vez mesmo retardando a refeição sob protesto do convidados. Por cortesia devo liberá-los da espera). Pronto, retornei e ainda encontro o Ravióli intacto sob o olhar severo de todos, pois esqueci de fotografá-lo para o blog. Buscar a câmara, lavar as mãos e clicar. Pronto: está liberado o banquete. Telefonar para o Piero dizendo que foi o “maior moleza”.
....................................................................................................

Um comentário: