Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


domingo, 24 de janeiro de 2010

Alcachofras à moda da Calabria

Dona Cristina foi minha sogra e avó do Eduardo. Com ela aprendi a peculiaridade da devoção da mãe calabresa para com os gostos da prole.Com seu avental de algodão, lenço estampado na cabeça e ternos olhos azuis, vejo-a como uma mãe pássaro alimentando os filhotes. Mesmo quando eles já eram adultos barbados. Mangia que te fa bene, significa mais do que a preocupação com a saúde. Significa a conquista pelo sentido do paladar, a responsabilidade com o provimento, a cultura pela tradição. É um ato de amor. É cozinhar com o coração. Antes que eu salgue com lágrimas de saudades essa receita, anote como repetir o Carciofo Calabrese como ela me ensinou:

Ingredientes:
4 alcachofras grandes
200 g de queijo parmesão cortado em cubos
100 g de azeitonas pretas sem caroços
100 g de aliche picado
2 tomates picados
3 dentes de alho esmagados
4 pães pequenos, amanhecidos, duros, picados
1 colher de chá de orégano
Cheiro verde
1 xícara de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto

Preparo:
1. Mantendo a flor, corte as pontas das folhas das alcachofras. Lave-as bem e deixe de reserva, emborcadas para escorrer a água. 2. Misturar todos os ingredientes em uma vasilha, fazendo uma farofa grosseira regando com 2 colheres de azeite. 3. Colocar a farofa entre as folhas da alcachofra, apertando bem. 4. Colocar as alcachofras dentro de uma panela suficientemente pequena para mantê-las juntas. Regue com o restante do azeite e, enquanto cozinham, vá colocando a água aos poucos. 5. Tampar a panela e deixar cozinhando até que, testando, você destaque uma folha com facilidade.
....................................................................................
Alcachofra ou popularmente apenas cachofra - Cynara cardunculus ou Cynara scolymus é uma planta mediterrânea popularíssima em toda a Europa. Na França é conhecida como artichaut; na Inglaterra artichoke; na Italia carciofo; na Alemanha artischocke, na Espanha alcachofera. A Alcachofra oferece uma enorme “bula” de propriedades medicinais, vejamos algumas delas: Psoríase, doenças das vias biliares e hepáticas, diabetes, icterícia, eczemas, erupções cutâneas, anemia, escorbuto, raquitismo, colesterol, hemorróidas, prostatite, uretrite, bronquite asmática, debilidade cardíaca, hepatite, colecistite.
....................................................................................

Um comentário:

  1. Tia, fiquei muito feliz ao ver a receita que a minha querida vovó sempre fazia....me fez recordar minha infância....e muita saudade do Tchuco, meu pai amado, querido que saudade!!!! Obrigada por fazer essa linda homenagem!!! É maravilhoso saber que a Senhora também tem boas recordações da vovó!!! Um beijo no seu coração que é enorme...e parabéns pelo seu blog, está lindo!!!!!! Te gosto muito, bjsssssss de sua sobrinha Alê

    ResponderExcluir