Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


domingo, 10 de janeiro de 2010

Ensopado de Frango e Lentilhas da Etiópia

DORO MESIR WAT


Psiquiatra de 2ª a 6ª e chef de cuisine aos domingos, o amigo Manoel presenteou-nos com um pacote de lentilhas alaranjadas do Líbano, segundo a vendedora. Encontrei uma atraente receita de “Ensopado de Frango e Lentilhas” (Doro Mesir Wat) na revista “Prazeres da Mesa” (edição 65) que, porém, creditava à Etiópia a tal leguminosa. Materializei o prato, convidamos o Manoel e nos deliciamos com o seu sabor exótico que agora divido com você.

INGREDIENTES para 6 porções:
3 kg de frango em pedaços
1 litro de caldo de galinha ou água (metade para cada)
500 g de lentilha alaranjada
1 colher de sopa de sal; 6 ovos cozidos
Suco de 2 limões: kebbeh
100 g de manteiga em temperatura ambiente
2 cebolas grande sem casca
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de páprica picante
1 colher de chá de pimenta-caiena
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de cúrcuma
½ colher de chá de cardamono
4 dentes de alho sem casca
1 pitada de noz-moscada
Preparo:
1. Coloque o frango em uma tigela com o sal e o limão e deixe repousar por meia hora. 2. Processe a manteiga, a cebola, o alho, o açúcar, o gengibre, a páprica, a pimenta-caiena, a canela, o cardamono, a cúrcuma e a noz-moscada até obter uma pasta; separe ¾ para o frango e ¼ para a lentilha. 3. Numa panela grande aqueça os ¾ de kebbeh do frango, deixe dourar e perfumar; acrescente o frango e doure de todos os lados. 4. Regue com metade do caldo, mexa para soltar o que estiver colado no fundo, abaixe o fogo ao ferver e cozinhe com a panela semi-tampada or uns 4º minutos até o molho encorpar e a carne amaciar (junte mais água se começar a secar). 5. Ajuste o sal e adicione os ovos cozidos inteiros ou em pedaços. 6. Coloque a lentilha numa travessa e espalhe o frango e os ovos por cima. Enquanto o frango cozinha, aqueça o restante do kebbeh numa panela média, junte a lentilha assim que perfumar, acrescente o restante do caldo e cozinhe em fogo baixo por uns 15 minutos, até que os grãos estejam macios.
......................................................................................
Quando eu digo "sal à gosto", eu sei que você não estará deitando sal grosso em um cocho, e nem vai apimentar a gosto do Pancho Villa. A.B.
......................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário