Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Concha de Siri à Ilhabela

Este prato, que comecei a criar na Ilhabela, para ser apreciado lá,  olhando para o mar, de bermudas, sandálias havaianas e acompanhado de uma cerveja gelada, acabou se sofisticando. Acredito ter "baixado" em mim o espírito do pirata Cavendish que, por volta de 1600, invadiu a Ilha. Em sua homenagem, daqui prá frente o prato passará a se chamar "Coquille" de Siri à Ilhabela.


Ingredientes:
½ quilo (ou um pacote congelado) de carne de siri desfiada
1 xícara de chá de leite de coco
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de farinha de trigo
100 g de manteiga
2 colheres de sopa de azeite ou óleo
2 cebolas médias raladas
1 colher de chá de gengibre ralado
Farinha de rosca
Queijo parmesão ralado
Pimenta malagueta (vermelha) à gosto
Sal e pimenta-do-reino
Preparo:
1. Doure as cebolas no óleo, junte o gengibre e, depois de fritar um pouco, agregue o siri. Retire do fogo e reserve. 2. Mexendo sempre, doure a farinha de trigo na manteiga e vá adicionando o leite e o leite de coco. Mexa até obter um creme consistente. 3. Junte o refogado ao siri. Tempere com sal e pimentas à gosto. 4. Misture bem e retire do fogo. Junte, à vontade, o queijo parmesão ralado. Torne a misturar e distribua nas conchas polvilhando-as com farinha de rosca. 5. Coloque as conchas em tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido até gratinar.
....................................................................................

Um comentário:

  1. Hummmm isso é bom demais, querida Andiara, obrigada por todas essas delicias, que você
    está nos dando, e a oportunidade de aprendermos como se faz uma comida diferente ,facil e deliciosa,beijos.

    ResponderExcluir