Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Carnatzlach de Peixe recheado ao Molho de Mostarda e Hortelã

Receita de Fernando Acherboim vencedor 2009 Culinária da Sociedade Hebraica.
Minha norinha participou do Concurso de Culinária da Sociedade Hebraica. Não, não ganhou. Injustiça. Mas me mandou a receita vencedora. Procurei o autor para foto sua e do seu Carnatzlach. Não consegui, mas acho que ele não se importará se eu divulgar aqui a sua receita vencedora. A foto? Bem, a foto eu pirateei do Google, e troco logo que eu materializar aqui em casa o Carnatzlach vencedor.


Ingredientes:
Carnatzlach:
1 kg de badejo moída
1 cebola roxa picada
2 talos de salsão bem picados
3 cm de gengibre ralado2 ovos batidos.
Azeite, Sal, Pimenta, Alecrim e Melissa picados a gosto

Preparo:
Numa tigela, misture a cebola, o gengibre, o peixe, o salsão, o alecrim e a melissa. Tempere com sal, pimenta, junte os ovos, misture bem e reserve.
Recheio:
350g de cogumelo Shimeji e Paris
1 maço de aspargos frescos
300g de queijo brie
1 cebola roxa picada
Preparo:
Aqueça o azeite e doure a cebola até escurecer. Acrescente o aspargo e depois os cogumelos, sal e pimenta. Reserve
Molho:
¾ xícara (chá) de cebolinha picada
200ml de iogurte
200ml de leite de coco
3 colheres (sopa) de hortelã picado
5 colheres (sopa) de mostarda Dijon
Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebolinha. Coloque a hortelã e cozinhe por 1 minuto. Adicione o iogurte, o leite de coco e a mostarda, cozinhando por 3 minutos. Tempere com sal, pimenta e reserve.
Montagem:
Numa assadeira, espalhe metade do carnatzlach, coloque o recheio, o queijo brie em pedaços bem espalhados. Coloque o carnatzlach restante por cima. Asse de 20 a 25 minutos.
Retire do forno, corte em quadrados e sirva com molho por cima.
....................................................................................
Kosher - Não, a receita do Fernando não é “kosher”. Mas nos dá oportunidade de contar as normas da Bíblia que somente os judeus mais tradicionais seguem à risca. “Kosher” significa "adequado" ou "permitido", e só é permitido o consumo da carne (e derivados) dos animais que ruminam, o que exclui o porco, lebre, coelho, etc. Aves predatórias também "estão fora". Dos peixes, só aqueles que possuem escamas e barbatanas, o que elimina polvos, mariscos, caranguejos, camarões, etc. Os animais devem ser abatidos sob supervisão de um rabino. O sangue é desprezado e a carne é lavada com água e sal. Pelos custos de seleção e procedimentos, são poucos os restaurantes autenticamente Kosher.
....................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário