Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Beringelas com Mel, Hortelã e Gergelim


Como eu já disse, sou fã da Revista “Prazeres da Mesa”. Me identifico com suas recomendações e, sempre que possível, as testo. Essa receita de Berinjelas foi publicada na edição 47  e eu a materializei hoje. Com sucesso.

INGREDIENTES:
½ quilo de berinjelas cortadas em fatias de ½ cm de espessura.
4 xícaras de água
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de leite
2 ovos grandes, ligeiramente batidos
Fritar com azeite de oliva
¼ de xícara de mel silvestre ou de eucalipto
3 colheres de sopa de gergelim branco torrado
2 colheres de sopa de hortelã fresca
PREPARO:
1. Coloque a berinjela em uma tigela e adicione a água e o sal. Deixe de molho por ½ hora. Escorra e seque as fatias em papel-toalha e as reserve. 2. Em uma tigela misture a farinha, o fermento e uma pitada de sal. Adicione o leite e os ovos e bata ligeiramente com um daquele velhos batedores de arame em espiral apenas para incorporar os ingredientes. 3. Aqueça o azeite em uma panela ou frigideira pequena e, depois de passar as fatias de berinjelas rapidamente na mistura de leite e farinha, aos poucos, frite-as até que fiquem douradas. 4. Escorra e sirva quente regadas com mel e polvilhadas com o gergelim e a hortelã

.....................................................................................  
A palavra “berinjela” é de origem persa e vem do árabe “badingana“. Na antiguidade já era conhecida na Índia, Birmânia e China, e do ano 1200, já era cultivada no Egito, de onde migrou com os Cruzados para a Turquia e daí atravessou o Mediterrâneo e invadiu a Europa. Na França, transformou-se em uma das verduras prediletas de Luis XIV. 
.....................................................................................
Gastronomia é comer olhando pro céu - Millôr Fernandes
..................................................................................... 

2 comentários:

  1. Querida Andiara,

    Você está sempre brilhando e tenho certeza que terá total sucesso no blog.

    Estamos na torcida por você!

    Jucyra e Ernesto

    ResponderExcluir
  2. Olá minha Querida,
    Adorei o teu blog, parabéns , muito sucesso, beijinhos Portugueses meus e do Jorge.
    Ana Maria

    ResponderExcluir