Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Klops: o bolo de carne polonês


Talvez por tradição ou genética, o lado paterno da minha família seja grande apreciador do Klops. Mas do que polonês o Klops é universal, seja pela presença polonêsa, alemã, húngara ou romena em todo o mundo ou, quem sabe, porque ele fica ainda mais gostoso no dia seguinte. Aqui vai uma receita para 10 gourmets... ou 5 gourmants!
Ingredientes:
1 ½ quilos de carne moída (patinho ou cochão mole)
1 ½ cebolas ralada
2 ovos inteiros
2 paezinhos amanhecidos colocados de molho em um copo de leite
Óleo vegetal (1 xícara reservada para a carne)
Sal e pimenta à gosto
1 copo de vinagre
Cuidado preliminar:
A carne deverá ser moída 2 vezes. Na segunda vez, moa junto ½ cebola grande. Se o seu açougueiro não fizer essa gentileza para você, então, em casa, acrescente a meia cebola ralada.
Preparo:
Colocar a carne em uma vasilha. Moldar um buraco no meio dela e colocar ai a cebola ralada, os ovos, os pães, óleo, pimenta e sal.
Amassar muito bem, até que tudo fique homogeneamente incorporado na massa de carne. (segredinho para o bolo ficar compacto: com as mãos molhadas, bata o bolo de carne por pelo menos 3 vezes contra uma pedra de mármore).
Apenas cubra o fundo de uma forma com óleo e deite a carne sobre ele e regue com uma colher de óleo.
Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 250º por 20 minutos.
De vez em quando, levante o papel e regue o bolo, de 15 em 15 minutos, com ½ copo de água, ½ copo de vinagre e 1 pitada de sal, até o bolo ficar macio.
Coloque umas 8 batatas cozidas em torno e, na forma que você vai servir, leve para gratinar.

O dia seguinte:
Na improvável hipótese de que sobre alguma porção do Klops, sugiro que, no dia seguinte, você o sirva cortado em fatias e enfeitado com beterrabas cozidas e picantes com raiz forte e ovos cozidos.
.....................................................................................

Um comentário: