Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sábado, 12 de fevereiro de 2011

Frango Caipira recheado com Lagosta e Especiarias

“Juanito Duran nos surpreendia com especialidades que sempre me pareceram excessos geniais da cozinha catalã: o frango com lagostas e o coelho com caracóis. Quando ouvi falar pela primeira vez desses pratos, pareceram-me conjunções incompatíveis, água e azeite. Na teoria pareciam uma incompatibilidade metafísica. Na pratica são achados que só poderiam ocorrer a inventores lunáticos como são os catalães e desde que os provamos tivemos mais um motivo para voltarmos a Cadaqués nos fins de semana.”
Crônicas – Gabriel Garcia Marques
Estimulados pelas recordações do prêmio Nobel de Literatura, fomos ao Google para localizar as receitas de Juanito Duran. Não encontramos nenhuma atribuida a ele. Concentramo-nos então na receita de Frango recheado com Lagostas e especiarias de Felícia Sampaio que, apesar de ser portuguesa, mais nos aproximou da imagem que criamos do prato aprovado por Garcia Marques.

Frango Caipira recheado com Lagosta e Especiarias
Felicia Sampaio - Editora Culinária do Roteiro Gastronômico de Portugal

Ingredientes:
1 frango caipira com 1 kg cortado em pedaços
1 lagosta com 500 g
1 cebola picada
2 tomates maduros, pelados e cortados em cubos pequenos
40 g de amêndoas laminadas e torradas
fígado do frango
2 dentes de alho
2 dl de caldo de frango
2 dl de vinho branco seco
20 g de chocolate para culinária ralado
1 folha de louro
2 ramos de tomilho
3 ramos de salsa
pimenta branca moída
sal
uma pitada de açafrão
azeite q.b.
pão de forma cortado frito em azeite q.b.

Modo de Preparo

1. Doure o frango numa caçarola com um pouco de azeite. 2. Retire o frango da caçarola e, no mesmo azeite refogue a cebola. 3. adicione o vinho, deixe ferver uns segundos e acrescente o tomate, o caldo de frango as ervas aromáticas e o frango. Deixe estufar em fogo brando. 4. Triture a amêndoa juntamente com o alho, o fígado e o açafrão até obter uma pasta fina. 5. Durante o cozimento do frango, junte na caçarola a pasta de amêndoa, a lagosta cortada em pedaços e o chocolate ralado. 6. Temperar com sal e pimenta, e continuar o cozimento até que este fique tenro. 7. Servir o frango numa travessa com o molho depois deste ter sido passado por coador fino. Decorar a travessa com o pão frito.
.................................................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário