Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Arroz de Batipuru e Torta de Camarão Maranhense

Dia 6/02 último Regina Casé recebeu em seu programa na TV, a cantora Alcione e sua irmã Ivone que veio preparar um prato típico do Maranhão. Ela mostra que conhece bem os segredos dos  quitutes e da culinária do seu Estado e nos apresenta um arroz de batipuru e uma torta de camarão. Pela admiração à cozinha regional, “Diário do meu Fogão” não teve a menor hesitação em estender aos seus internautas as receitas da “irmã da Alcione”.

Ingredientes para 2 pratos:
400 g de camarão seco descascado
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo
1 pimentão vermelho
2 tomates picados
1 cebola picada
1 molho de cheiro verde
1 molho de coentro
8 quiabos
8 maxixes
4 dentes de alho
4 maços de vinagreira (conhecido também como caruru azedo)
1 xícara de óleo
1 kg de arroz

Modo de preparo do Arroz de Batipuru:
1. Descasque o camarão e coloque de molho para tirar o sal. 2. Coloque um pouco de óleo na panela e acrescente os ingredientes: primeiro a cebola, depois o alho, o tomate, o camarão, os pimentões, o cheiro verde, o coentro, o maxixe e o quiabo. 3. A vinagreira deve ficar bem picada, depois cozinhe na água quente. A vinagreira é colocada por último na panela juntos aos outros ingredientes. 4. Acrescente 3 canecas de arroz, 4 copos de água e deixe cozinhar o arroz durante 20 minutos, com fogo baixo. Quando a água já estiver quase evaporada, mexa a panela e deixe mais um pouco. O arroz está pronto.

Torta de Camarão

Ingredientes:
3 kg de camarão fresco descascado
½ kg de batata
2 cebolas
2 tomates
2 limões
1 pitada de pimenta do reino
1 pitada de cuminho
1 molho de cheiro verde
1 molho de coentro
1 colher de sopa de extrato de tomate
Sal a gosto
½ xícara de azeitona verde picada
1 lata de ervilha

Modo de preparo:
1. Descasque e limpe o camarão. Reserve as cascas. 2. Tempere o camarão com todos os ingredientes picados. 3. Acrescente 1 xícara de azeite ao camarão. 4. Ferva as cascas do camarão. No liquidificador, bata as cascas do camarão com 1 copo de água. Depois de batidas, coe as cascas. 5. Coloque as cascas coadas no camarão já temperado e ponha no fogo para cozinhar até a água evaporar, mas não deixe secar totalmente. 6. Corte as batatas em cubos e coloque para cozinhar. 7. Misture as batatas e a ervilha com todos os ingredientes na panela. 8. Coloque a receita em um refratário ou forma de alumínio. O refratário deve ser untado com manteiga. 9. Bata de 6 a 8 ovos com a clara e a gema. Coloque um pouco dos ovos batidos sobre o refratário e misture. Depois, cubra o refratário com os ovos batidos. Leve ao forno alto durante 10 minutos. Acrescente um pouco de óleo sobre o refratário e está pronta a receita.
 .................................................................................
A Culinária do Maranhão sofreu influência de culturas tais como a holandesa, portuguesa, indígena e africana. Porém foi a francesa  que mais prevaleceu, secundada pela portuguesa e a indígena. O arroz e a farinha d'água ou puba são os ingredientes básicos que, em muitas vezes ascendem à categoria de prato principal. .  .................................................................................
"A saudade começa pela comida". - Che Guevara  
.................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário