Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


domingo, 13 de fevereiro de 2011

Coelho à Catalunha


Continuo pesquisando o ‘Coelho com Champignon’ de Juanito Duran decantado por Gabriel Garcia Marques em suas “Crônicas” (veja a introdução da receita anterior). Não achei no Google nada especifico além do obituário de Juan. Mas encontrei a receita de Coelho Catalão com Champignons que espero seja a criação de Juanito. Deixo para sua criatividade a missão de transformar esta receita na criação mágica de Juanito, ou... na sua.


Ingredientes (Rendimento: 10 porções)

1 coelho
1 colher (sopa) de gordura de porco
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (sobremesa) de pinga
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de champignons
2 dentes de alho
1 folha de louro
pimenta do reino
canela em pó
1 cebola
azeite
sal

Modo de preparo
1. Limpo o coelho, cortar, pelas espáduas, em 4 pedaços. 2. Cortar as coxas em 2 pedaços, separar a cabeça e cortar em, todo o comprimento, 2 pedaços. 3. Separar o peito e cortar enviesado, em vários pedaços de 3 cm, no máximo. 4. Lavar bem e temperar com 1 colher (sopa) de azeite, sal e pimenta do reino. 5. A parte, levar ao fogo uma panela com a gordura de porco, a manteiga, a cebola bem batidinha, os alhos esmagados e deixar fritar bem. 6. Colocar, então, os pedaços de coelho para dourar bem. 7. Quando estiverem bem dourados, acrescentar o louro, a salsinha batidinha, a canela, a pinga e os champignons. 8. Em uma frigideira, desmanchar o amido de milho em 2 colheres (sopa) de azeite e vá ajuntando, aos poucos, água para formar um molho que, em seguida, se derramará sobre o coelho. 9. Deixar cozinhar em fogo brando.10. Quando ficar pronto, sirva com fatias de pão torrado.

................................................................................

“Era inevitável: o cheiro das amêndoas amargas lhe lembrava sempre o destino dos amores contrariados..." Gabriel Garcia Marques

................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário