Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Costela à Vattel *


O meu irmãzinho, amigo e cunhado Claudio, como a Andiara, herdou do pai o gosto pela cozinha. Só que o Claudio, professor universitário, só pode exercer os seus dotes culinários nos fins de semana. É um chef de dimanche. Ele já nos prometera esta Costela há 3 costelas atrás. O seu pessoal é mais rápido para comer do que para fotografar. Desta vez ele mandou a foto do prato via celular e me falta competência e meios para transferi-la para o computador. Fico devendo a foto para os próximos dias e passo-lhe a receita preservando o humor do Claudio.

Ingredientes:
1 k. de costela de boi (magra se possível)
4 cebolas grandes em rodelas grossas
4 batatas grandes
3 cubos de caldo de carne
2 dentes de alho
Cenoura
Tomate
louro

Modo de Preparo:

1. 1 k. de costela de boi (magra se possível) ou então chegando em casa, com muito cuidado, limpe um pouco da gordura, lave e ponha em um recipiente para ficar marinando durante a noite, com 2 alhos amassados e passados por toda a costela, 1 cebola em rodelas, 4 folhas de louro e sumo de 1 limão; 2. No outro dia, corte duas cebolas grandes em rodelas grossas e faça uma cama para a costela em uma panela de pressão, como se a costela fosse a Cleópatra da Elisabeth Taylor; 3. Após acomodar a cebola e a costela com o osso prá baixo, acrescente por cima mais 2 cebolas cortadas em 4, cenoura, louro e tomate e esfarele com as mãos 3 cubos de caldo carne de costela (segredo que não se deve revela a ninguém, nem sob tortura); 4. Feche a panela de pressão (não vai nenhum líquido) e cozinhe por 30 minutos em fogo alto. Lave, descasque e corte 4 batatas grandes em pedaços. Abra a panela com cuidado e coloque a batata para cozinhar no molho que ficou na panela de pressão por 10 ou 15 minutos; 5. Sirva com arroz, feijão, macarrão, salada de agrião, farinha e qualquer outro ingrediente de sua preferência ou que tiver no estoque; 6. A cerveja deve estar stupidamente gelada, principalmente para os que não comem costela

* se você não sabe quem foi Vatel, pesquise na coluna ao lado
.................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário