A Bruschetta é um antepasto italiano. Há diversas variações da bruschetta, sendo a mais conhecida a de tomate, que leva, por cima da fatia de pão grelhado, tomates, manjericão e pimenta verde que lhe dá um toque extra. Poucos pratos capturam o sentimento e o sabor do verão melhor do que a bruschetta. Eu transcrevi a receita abaixo (que serve de 4 a 6 pessoas) do newsletter “Rua Judaica´’, e a estou acrescentando ao nosso blog pela curiosidade desta ser uma receita kasher, mesmo sem ter descoberto onde ela se diferencia do antepasto tradicional italiano. Confira.
Ingredientes:
10 fatias de baguete, cada uma com três centímetros de espessura
4 colheres de sopa de azeite
Para a salada:
30 a 40 tomates cereja, cortados em metades
2 pimentas verdes cortadas finamente
½ xícara de coentro fresco picado finamente
2 dentes de alho em lascas
2 colheres de sopa de azeite 1 colher de chá de vinagre balsâmico
½ colher de chá de sal kasher
Preparação:
1. Em uma saladeira coloque os tomates, pimenta verde, coentro, alho, azeite, vinagre balsâmico, sal e misture tudo. Reserve. 2. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite em uma frigideira antiaderente e coloque 5 fatias de baguete e toste por 1-2 minutos de cada lado ou até que fiquem douradas. Repita com o azeite e o restante das fatias de baguete. Caso necessário coloque mais azeite de oliva na frigideira. 3. Monte as fatias de baguette numa travessa e com uma colher espalhe a salada em cima de cada fatia, incluindo o seu molho.
..............................................................................
Kasher (ou kosher) “permitido”, “próprio” ou “bom”em hebraico é o alimento preparado de acordo com a Torá, o livro sagrado dos judeus que só permite o consumo de carne de animais ruminantes e com casco fendido (excluindo o porco) , considerados mais limpos. Quanto aos peixes, só os que têm escamas e barbatanas, excluindo camarões, polvos e lulas, pois se alimentam de detritos e restos de espécies do fundo do mar. Quanto às aves, a proibição recai sobre as de rapina, já que elas se alimentam de restos de outros bichos. Os animais considerados puros devem ser mortos em um ritual cheio de regras. Não é permitido que sofram antes de morrer e, depois de abatidos, seu sangue deve ser completamente drenado.
..............................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário