Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sexta-feira, 9 de julho de 2010

Shahi Malai Kofta

Quando eu me propus editar um blog de Cultura Culinária, deu a alguns a impressão de que eu sei tudo sobre o assunto. Nada mais falso. Se alguém souber 10% eu serei a primeira a propor que se lhe confira o Prêmio Nobel de Culinária. Contudo eu recebo desafios e ai está a minha oportunidade de aprender. Desta vez me cobraram “por que eu nunca falei de Cozinha Indiana”. Simplesmente porque eu não sei, o que abre a minha grande oportunidade de aprender. Almoçamos e dei uma boa espiada no Restaurante Indiano Madhu. Olhei, provei, assuntei, perguntei  e vou me arriscar com a receita que me pareceu mais simples: o Shahi Malai Kofta ou Bolinhos de queijo branco com molho cremoso de tomate e especiarias. No restaurante o molho era à parte, mas eu acho que servido com o prato dá mais efeito e fica mais apetitoso.

Ingredientes
Para os Bolinhos:
400 g de Minas Frescal
Manjericão fresco picado à gosto
70 g de farinha de trigo
3 g de fermento em pó químico
Sal e pimenta do reino à gosto
Garam masala* à gosto
Óleo para fritar

Molho
3 tomates maduros concassé (sem pele e sem semente)
250 ml de creme de leite fresco
20 g de coco fresco ralado
15 ml de ghee (manteiga clarificada)
1 c. de café de sementes de coentro
1 c. de café de sementes de cominho
Gengibre fresco ralado à gosto
Sal e pimenta do reino à gosto

Preparo:
Bolinhos
1. Rale o queijo grosseiramente. 2. Misture todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea (cuidado com o sal, verifique o sabor do queijo antes). 3. Faça bolinhas e frite-as por imersão. Sirva com o molho.

Molho
1. Amasse os tomates formando um purê. Reserve. 2. Em uma panela bem quente, toste as sementes de cominho e de coentro e triture-as em um pilão. Reserve (as sementes de cominho explodem como pipoca quando tostadas). 3. Na mesma panela, adicione a ghee, abaixe o fogo e junte o coco, o gengibre e as especiarias. Espere exalar o aroma dessa mistura (cuidado para não queimar). 4. Junte o purê de tomate e o creme de leite. Deixe cozinhar até obter um molho cremoso (mexa de vez em quando). 5. Ajuste o sal e a pimenta do reino e sirva quente com os bolinhos.

* Garam Masala literalmente "mistura quente", é uma combinação de especiarias torradas, como sementes de coentros, cominhos, cardamomo, cravo-da-índia e canela. Cada dona de casa indiana tem a sua própria versão, moendo especiarias frescas para esse fim.
.................................................................................
Indigestão é uma criação de Deus para impor uma certa moralidade ao estômago - Vitor Hugo
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário