Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Ganso do Capitólio à maneira dos Faraós

(receita de Claudio Contijo)

Ainda estamos no período de ressaca da Copa. Então, como protesto incluímos esta receita para homenagear o craque Paulo Henrique "Ganso" que foi ignorado pelo Dunga!


Ingredientes:
3 maçãs descascadas e sem miolo, em cubos
2 cenouras raladas 1 cebola vermelha em cubos
2 talos de aipo em cubos
1 xícara (chá) de uvas passas sem sementes
1 xícara (chá) de nozes escaldadas, sem peles
½ xícara (chá) de leite ½ colher (chá)
Sal e pimenta
1 colher (chá) de manjerona
3 xícaras (chá) de pão amanhecido em cubos
¼ kg de ganso
1 dente de alho
1 colher (sopa) de óleo de açafrão
½ colher (chá) de páprica
1 colher (chá) de
amido de milho

Preparo:
1. Misture junto as maçãs, cenoura, cebola, aipo, passas, nozes, pão, leite e temperos. Recheie o ganso e amarre-o. Coloque numa assadeira grande. 2. Esfregue o ganso com alho e pincele com o óleo. Salpique a páprica. 3. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC por 3½ a 4 horas. Quando estiver pronto, tire o ganso da assadeira, coloque numa travessa e mantenha aquecido. 4. Coloque um pouco de água com caldo na assadeira; misture o amido de milho com 2 colheres (sopa) de água. 5. Junte ao caldo da assadeira e deixe ferver. Coe e despeje numa molheira. Sirva com o ganso.
.................................................................................

O Ganso é uma ave gorda, considerada por muitos chefs como a carne mais saborosa de todas. Além de um delicioso assado o ganso é muito utilizado na torturante técnica da produção do foie gras. Os pratos preparados com o ganso são muito saborosos, no entanto por ser uma carne exótica é cara e praticamente só encontrável juntos aos criadores. Gansos e os cisnes são aves da família Anatidae. Os gansos foram domesticados no Antigo Egito para produção de carne e penas para fabrico de flechas. Dado o seu sentido territorial os gansos domésticos podem exercer funções de “cão de guarda” como na defesa da colina do Capitólio.

A Guerra do Capitólio
No assédio dos Celtas a Roma (390 A.C.) os defensores escolheram como bastião de defesa a colina do Capitólio. A estratégia revelou-se triunfante, já que a resistência articulada no monte foi capaz de durar meses a fio sem que nenhum sucesso dos invasores celtas. Não imaginem algo de épico na série de combates travados. Tudo consistia em sucessivas tentativas dos agressores avançarem na surdina para abrirem brecha atrás das linhas de defesa romana para que o grosso da tropas pudessem atacar. Aos romanos restava jogar pedras, flechas e o que mais tivessem a mão sobre quem tentasse subir a colina. Reza a lenda de que numa destas investidas feitas no meio da noite ao monte Capitólio os gansos com seu grasnar alertaram sobre o ataque e salvaram os romanos da derrota certa. Em retribuição, apesar de estarem passando fome e à custa mesmo do uso de seus minguados víveres, os romanos alimentaram as aves salvadoras durante todo o tempo de duração do cerco.
.................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário