Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Merengue de Banana (Ernestotó)

Às vezes me cobram a “criação” de uma sobremesa especial. Gente, não é bem assim. A Culinária funciona dentro da Lei de Lavoisier: “na natureza nada se cria, tudo se transforma”. O feijão vira feijoada, a arroz vira risoto, etc. Mas fui para a cozinha e pesquei da memória o Merengue de Banana abaixo. Quando o apresentei na sobremesa para uma platéia maravilhada (esta sobremesa é realmente de dar água na boca),  meu marido arregalou os olhos e constatou: “Mas isto é um ‘Ernestotó!”. E contou que a sua avó Elisa preparava uma sobremesa semelhante e, ao lado do fogão, o tio Ernesto insistia; “Mamãe, que doce é este?”. Na falta de um nome a minha avó batizou: ‘Ernestotó”. E, na familia ‘Ernestotó' ficou. Há pelo menos 80 anos!

Ingredientes:
Para a Massa
½ xícara de açúcar
5 colheres de sopa de água
4 bananas (nanica ou prata) cortadas em rodelas
Canela em pó a gosto

Para o Creme:
4 colheres de sopa cheias de maisena
2 e ½ xícaras de leite
1 lata de leite condensado
2 gemas
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de açúcar de baunilha

Para a Cobertura:
½ xícara de chá de açúcar
2 claras
Raspas de 1/2 limão
2 colheres de sopa de suco de limão

Preparo:
1. Coloque em uma panela pequena o açúcar e 1 colher de água e leve ao fogo até caramelar. Junte o restante ad água e deixe ferver até dissolver. 2. Acrescente as bananas e cozinhe por 1 minuto. Polvilhe com a canela em pó. 3. Espalhe em uma pirex média e reserve.
Creme:
1. Em uma panela dissolva a maisena no leite. Junte o leite condensado e as gemas e leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar. 2. Retire do fogo junte a manteiga e a baunilha e misture bem. 3. Coloque o creme sobre o doce de bananas e reserve.
Cobertura:
1. Pré aqueça o forno em temperatura alta. 2. Em uma tigela misture as claras com o açúcar e aqueça em banho-maria até amornar. 3. Coloque em uma batedeira juntando as raspas de limão e o suco. Bata até o merengue ficar firme. 4. Leve ao forno por 5 minutos quando o suspiro deverá estar ligeiramente dourado. Coroe a travessa com este merengue e sirva em seguida.
..................................................................................
“A Gula é o pecado capital mais tolerado por Deus”. – Pedro E. de Luna
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário