Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Biriyani de Frango

Domingo conversávamos em torno de uma pizza e alguém comentou que, a partir da minha receita do Kofta, achara a cozinha indiana parecida com a nossa cozinha do Nordeste. Voltei ao “meu” restaurante indiano e assuntei agora a receita do Biriyani de Frango. Trata-se de um delicioso prato de arroz paquistanês/indiano, em geral reservado para ocasiões especiais como o Ramadã (nono mês do calendário islâmico), casamentos ou festas. O preparo é lento. Mas, definitivamente, o trabalho vale à pena. Não é que ficou com cara e gosto de uma moqueca de frango!

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de azeite de oliva ou ghee manteiga clarificada)
4 batatas pequenas descascadas e cortadas ao meio
2 cebolas grandes picadinhas
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de raiz de gengibre fresco picado
1/2 colher (chá) de pimenta chili em pó
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino em pó
1/2 colher (chá) de açafrão-da-terra em pó
1 colher (chá) de cominho em pó
1 colher (chá) de sal
2 tomates médios descascados e picados
2 colheres (sopa) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de folhas de hortelã fresca picada
1/2 colher (chá) de cardamomo em pó
1 canela em pau (5 cm)
1,3 kg de pedaços de peito de frango

Para o arroz:
450 g de arroz basmati
2 1/2 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 cebola grande cortada em cubos
1 pitada de açafrão em pó
5 vagens de cardamomo
3 cravos-da-índia inteiros
1 canela em pau (2,5 cm)
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1 litro de caldo de galinha
1 1/2 colher (chá) de sal

Preparo:
1. Em uma frigideira grande, frite as batatas até dourarem em 2 colheres (sopa) de óleo vegetal (ou ghee). Escorra-as e reserve-as. Acrescente à frigideira as 2 colheres (sopa) de óleo restantes. Frite a cebola, o alho e o gengibre até a cebola ficar macia e dourada. Adicione a pimenta chili, a pimenta-do-reino, o açafrão, o cominho, o sal e os tomates. Frite tudo, mexendo com frequência, por 5 minutos. Depois, acrescente o iogurte, a hortelã, o cardamomo e a canela em pau. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até os tomates virarem polpa. Talvez seja necessário adicionar um pouco de água quente se a mistura se tornar muito seca e começar a agarrar na frigideira. 2. Quando a mistura estiver espessa e lisa, adicione os pedaços de frango e mexa bem para cobri-los com as especiarias. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo até o frango estar macio, por volta de 35 a 45 minutos. Quando o frango estiver cozido, deve restar apenas um pouco de molho bem grosso. Se necessário, destampe a frigideira e cozinhe por alguns minutos para reduzir esse molho.3. Lave bem o arroz. Deixe-o em uma peneira para escorrer por 30 minutos, no mínimo.4. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo vegetal e frite a cebola até dourar. Acrescente o açafrão, o cardamomo, os cravos-da-índia, a canela em pau, o gengibre e o arroz. Mexa bem até cobrir o arroz com as especiarias. 5. Em uma panela de tamanho médio, aqueça o caldo de galinha e o sal. Quando a mistura estiver quente, despeje-a sobre o arroz e mexa bem. Acrescente a mistura de frango e as batatas. Com cuidado, junte-as ao arroz. Deixe levantar fervura. Tampe bem a panela, reduza bastante o fogo e cozinhe lentamente por 20 minutos. Não levante a tampa ou mexa enquanto estiver cozinhando. Sirva o biryani em uma travessa quente.
..................................................................................

Um comentário:

  1. Andiara, querida amiga, sempre reunindo pessoas em torno de um bom prato que , aqui neste blog, expandiu e arrebanhou muitos...
    família, amigos se tornam nossas famílias longe de casa...
    obrigada, pelo carinho, nos gestos e nas oportunidades de estar a seu lado... estou pensando em vc e torcendo para sua recuperação.

    ResponderExcluir