Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sopa de Lentilhas vermelhas e timo de Vitela com alho-poró crocante

Ai, ai, conforme contrato interno chegou a minha vez de materializar uma receita do meu parceiro Piero Cagnin. Escolho a Sopa de lentilhas, parece simples. Mas, de cara eu devo saber o que é este tal de timo. O “Aurélio” me diz que, simplesmente é tomilho! Fácil, se não se tratasse de “tomilho” de vitela! Insisto na pesquisa e descubro que é um órgão glandular situado atrás do esterno. Bem, eu espero que o açougueiro saiba, porque senão, vai “melar” a receita. Mas, como diziam os heróis dos western: “primeiro atire e depois pergunte”. Vamos à Vitela. P.E.L.

Ingredientes:
400 g de lentilhas vermelhas
150 ml de azeite de oliva extra-virgem
50 g de cenoura picada
3 folhas de louro
300 ml de vinho branco
1,5 l de caldo de carne
500 g de timo de vitela limpo de membranas e filamentos gordurosos
40 g de folhas de salvia, sal
Pimenta do reino moída
100 g de alho poro cortado em Juliana fina
30 g de maisena
Óleo para fritar

Preparo:
1. Encher uma panela de água e deixar ferver (até ai foi fácil). Acrescentar metade do vinho, as folhas de salvia, sal e pimenta do reino a gosto. 2. Colocar o timo de vitela, deixado anteriormente no molho de leite por 2 horas e cozinhá-lo por 15 minutos. Escorrer bem a água e reservar. 3. Numa panela refogar no azeite de oliva a cebola, o aipo e a cenoura; acrescentar as folhas de louro e a lentilha. Mexer bem durante alguns minutos, temperar com sal e pimenta, colocar o restante do vinho branco, deixar evaporar o álcool e acrescentar o caldo de carne. 4. Deixar ferver e cozinhas as lentilhas até que fiquem macias. Acrescentar o timo de vitela cortado em cubos, tirar do fogo e tampar a panela. 5. Passar o alho-poró na maisena, sacudir para tirar o excesso e fritar rapidamente em óleo quente. Colocar a sopa nos pratos dispondo no centro o alho-poró crocante.
Pronto, consegui fazer sem me queimar e sem sujar muito a cozinha. Ah, bebi o saldo do vinho. Acho que foi importante para o sucesso do prato..
..................................................................................
"Come racionalmente e esquece os médicos”.- John Heywood
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário