Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Quindim

Diz-se que em Portugal, pelo hábito de se engomar roupas com clara de ovos, dispunha-se de muita sobra das gemas, daí a origem de muitos doces portugueses como os “Ovos d’Aveiro”, os “Pastéis de Belém” e o Quindim, cujo nome lusitano é “Brisa-do-Lis”. O nome quindim surgiu no Brasil por influência africana. O Quindim ganhou muitas apresentações: desde em forminhas, passando pela “pasta-mole”, até o “Quindão” que apresento abaixo.


Ingredientes:
6 gemas
½ xícara de açúcar
½ colher de chá de manteiga
1 xícara de coco ralado
Açúcar para polvilhar
Manteiga para untar.

Preparo:
1. Comece untando com manteiga uma forma pequena. Salpique-a com açúcar e reserve. 2. Bata as gemas e reserve. 3. Coloque em uma panela o açúcar e a ½ xícara de água. Leve ao fogo e, sem mexer, deixe cozinhar até obter o “ponto de fio”. 4. Acrescente a manteiga, tire do fogo e deixe esfriar. Acrescente o coco ralado, a gema batida e mexa Em seguida despeje a mistura de gema e coco na forma. 5. Espalhe por igual e, em banho-maria leve ao forno de 170º C. Deixe assar até que enfiando o famoso palito-teste, ele saia seco. Desenforme com cuidado (principalmente se você estiver fazendo o Quindão) deixe esfriar e sirva.
..................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário