Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


domingo, 6 de junho de 2010

Canelones de Alcachofra e Queijo de Cabra

Uma excelente sugestão vegetariana que os não vegetarianos também vão curtir.

Ingredientes:
250 g de fundo de alcachofras (pode ser comprada em vidros)
1 limão
3 cebolas
1 pimentão verde
Azeite de oliva
5 tomates secos
12 folhas de lasanha seca (ou fresca se preferir)
300 ml de molho de tomate
200 g de queijo feta (tipo grego de cabra ou ovelha)
Sal e pimenta a gosto
Preparo:
1. Cortar a cebola e o pimentão em pedaços pequenos e refogar em pouco azeite. 2. Acrescentar os tomates secos cortados e manter refogando por um ou dois minutos. 2. Juntar os fundo de alcachofras também cortados em pedaços pequenos. 2. Refogar por mais 5 minutos acrescentando sal e pimenta. Retirar e deixar esfriar a temperatura ambiente. Juntar e misturar então o queijo esfarelado. 5. Paralelamente ferver as laminas de lasanha por 3 minutos, escorrer e secar. 6. Untar com azeite a placa que for ao forno já pré-aquecido a 180º C. 7. Encha os canelones com a mistura dos ingredientes e recubra-os com 2 colheres de molho de tomate e pedacinhos de queijo. Cozinhar por 15 minutos e servir.
................................................................................
O QUEIJO FETA
Feta é um queijo grego tradicional em que se mistura leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto particular, baixos níveis de gordura e uma bonita cor branca. Na Grécia, ovelhas e as cabras pastam livremente alimentando-se de ervas aromáticas únicas nas montanhas, rochedos, colinas ou áreas planas do país. A rica alimentação animal é transmitida ao queijo feito com o seu leite. Por isto o queijo feta detém sabores particulares das áreas onde é produzido. O queijo feta faz parte da alimentação diária na Grécia, onde acompanha e integra diversos pratos como saladas com tomate, pepino, cebola e oregano. As tartes de massa folhada têm o feta como base. Ktipiti, um prato feito com pimentões quentes e feta, é uma deliciosa entrada que acompanha bem o ouzo. O feta é também usado para fazer lulas fritas ou filetes de peixe estufados. Alguns produtores tentaram imitar o feta usando leite de vaca. Mas a gordura e a cor do leite de vaca, impossível de clarificar a médio prazo não enganaria um grego e muito menos você.
................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário