A Ricota ou Requeijão é um derivado de queijo de origem italiana (ricotta) de massa mole, fresca e de baixo teor de gordura, que não chega a ser um queijo propriamente dito, uma vez que é preparado com o soro e não com o coalho do leite. Ao contrário da maioria dos queijos, a sua produção, não é feita a partir de leite, mas a partir do soro de queijo, o que lhe confere a característica especial de um alto teor de soro-proteínas que são mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais. O seu sabor delicado é interessante para controlar o excesso de doce de um bolo, por exemplo. Como na receita abaixo.
Ingredientes para 8 porções:
3 ovos
1 lata de creme de leite
½ xícara de chá de óleo
½ xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de ricota amassada
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de raspas de limão
Raspas de 1 laranja
1 colher de sopa de fermento em pó
Margarina e farinha de trigo para untar
Preparo:
1. Bata no liquidificador os ovos, o creme de leite, o óleo, o açúcar e a ricota até obter uma pasta homogênea. Transfira para uma tigela e misture aos poucos a farinha até incorporar. Adicione as raspas de limão e de laranja, a geléia e o fermento. 2. Misture e transfira para um forma untada e enfarinhada. 3. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos ou até que o palito de teste saia limpo. 4. Em uma panela misture os ingredientes da calda e leve ao fogo médio até derreter o açúcar e engrossar levemente. Desenforme o bolo, regue com a calda e sirva. Frutas da sua preferência enfeitam e acompanham esse delicioso bolo.
..................................................................................
Admito que sou um glutão depois que o meu confessor me penitenciou com 3 sãorisais. -P.E.L. ..................................................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário