Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


terça-feira, 23 de março de 2010

Legitimo Bobó Baiano com Camarões Soteropolitanos

Dizem que todos os Bobós de Camarão são iguais. Mais uns são mais ‘iguais’ e saborosos do que outros. Com a recomendação do ‘técnico’ em restaurantes Maurício Cavalcante, a receita abaixo, com a assinatura do chef Fábio, foi a que tivemos a felicidade de degustar no “Ponto Vital” no Pelourinho em Salvador.

Rendimento: 8 porções.

Ingredientes:
2 kg de camarões médios, sem casca
2 colheres (sopa) de suco de limão
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de sal
1 cebola média cortada em rodelas
2 dentes de alho inteiros
1 cenoura grande cortada em quatro no sentido do comprimento
1 xícara de vinagre
1 maço pequeno de coentro
1,5 kg de mandioca (aipim) descascado e cortado em pedaços de cerca de 5 cm
2 xícaras de leite de coco
3 colheres de sopa de azeite-de-dendê
1 colher de gengibre fresco, ralado
Pimenta malagueta amassada à gosto
Sal à gosto
2 colheres de sopa de coentro picado.
Preparo:
1. Lave os camarões em água corrente e retire as cascas; coloque a cabeça e as cascas em uma panela grande e reserve. 2. Coloque os camarões em uma tigela, tempere com suco de limão e alho amassado com sal, cubra e reserve. 3. Coloque cerca de 3 litros de água fria na panela com as cascas e cabeças de camarão, junte rodelas de cebola, dentes de alho, cenoura, vinagre, coentro, leve ao fogo alto, deixe ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos. 4. Tire do fogo, escorra o caldo numa peneira e elimine as cascas e temperos. 5. Coloque o caldo coado novamente na panela, junte o aipim, leve ao fogo alto, deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe com a panela tampada, até o aipim ficar macio. 6. Tire do fogo, deixe esfriar um pouco e bata o aipim no liquidificador com parte do caldo. Vá regulando a quantidade de caldo a ser usada de modo a obter um mingau não muito grosso; se quiser, deixe alguns pedaços de aipim sem bater (corte o aipim em pedaços pequenos e junte ao mingau). 7. Coloque o mingau na panela, acrescente leite de coco, dendê e cozinhe em fogo médio, mexendo com uma colher de pau, até a mistura ficar encorpada. 8. Tempere com gengibre, pimenta malagueta e sal a gosto. Junte os camarões reservados e cozinhe por cerca de 7 minutos ou até ficarem rosados (não cozinhe demais pois os camarões endurecerão). 9. Acrescente o coentro picado, misture e tire do fogo. Coloque em um prato de servir e leve à mesa, acompanhado de arroz branco e molho de pimenta.
.....................................................................................
"Se V. pode organizar a sua cozinha, V. pode organizar a sua vida." - Louis Parrish
.....................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário