Retomada

O “Diário do meu Fogão” esteve sem atualização desde julho de 2010. A razão? A pior de todas: Andiara, a nossa guru, foi bater papo com os anjos, foi melhorar o cardápio do Paraíso. Durante a internação, seu filho mandou o seu prato preferido o concurso “Sua Receita” do Portal Oba. A Andiara jamais ficou sabendo, mas o seu Klops Familiar foi uma das 50 selecionadas e publicadas em um elegante livro. Mas a surpresa não acaba ai. A renda da venda do livro irá para o Hospital Boldrini de câncer infantil. Para nós a mensagem não poderia ser mais clara: O Fogão não apagou, o Diário deve continuar. Temos certeza de que a Andiara, lá em cima, irá gostar.


"Não existe maior prazer do que os prazeres da mesa" - George Bernard Shaw


quarta-feira, 24 de março de 2010

Bacalhau a la Dom Quixote

Ontem recebi do meu irmão um “super” e-mail com a história e dramáticas fotográfias da pesca do bacalhau por Portugal. Acompanha um receituário com 100 sugestões. Hoje encontro nas bancas o caderno “Especial Bacalhau” da Revista “Prazeres da Mesa”. Ora, é uma overdose de Bacalhau. Antes de passar pelo ‘embarras de choix’ de 150 receitas e começar a testá-las uma a uma, estou à vontade para pinçar uma das sugestões da Revista: o “Bacalhau a Don Quixote”. Só não sei como foram achar bacalhau nas planícies da Mancha! Bem, para ter as “50 Receitas” compre a Revista. Se V. quiser também a história e as sugestões que recebi, eu terei prazer em lhe repassar: andiara.bloch@gmail.com . Ou então espere que eu irei 'cozinhando' uma a uma. E vamos ao Bacalhau do Don Quixote. (rendimento: 2 porções)
 
Ingredientes:
300 g de lascas de bacalhau dessalgado
100 g de bacalhau desfiado dessalgado
4 dentes de alho picado
1 cebola inteira cortada em anéis
1 pimentão vermelho em conserva
½ batata cortada em rodelas
Azeite espanhol
Sal a gosto
Preparo:
1. Cozinhe a batata em água sem sal. Separadamente refogue no azeite a cebola e o alho; 2. Forre o fundo de uma panela de barro com metade das batatas cozidas. Em seguida adicione 5º g de bacalhau desfiado cru. Acrescente a cebola e o alho e disponha, por cima, 150 g de bacalhau em lascas; 3. faça mais uma camada de batata com cebola e aproveite para adicionar 50 g de bacalhau desfiado. Em seguida, mais 150 g de bacalhau em lascas; decore com tiras de pimentão vermelho em conserva. 4. Leve a panela de barro para cozinhar no bafo por 25 minutos e finalize com azeite a gosto.
.....................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário